Avatar, protagonizada por Sigourney Weaver e dirigida por James Cameron.
O Exterminador do Futuro: A Salvação.
Inglourious Basterds, parceira de Quentin Tarantino com Brad Pitt.
Harry Potter e o Enigma do Príncipe, adiado para 2009.
Jornada nas Estrelas, ganha nova roupagem dirigida pelo criador de Lost.
Watchmen, sobre um mundo em que os super-heróis foram proibidos de atuar.
X-Men Origins: Wolverine, com Hugh Jackman, é um dos longas mais esperados.
O retorno de Batman em O Cavaleiro das Trevas, o sucesso de Homem de Ferro ou a aguardada estréia de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal lideraram a bilheteria americana, marcada pelas adaptações e pelas continuações.
As maiores doses de novidade chegaram aos cinemas pelas mãos de lucrativos filmes de animação, como Wall-E, Kung Fu Panda ou Bolt - Supercão, e da aposta em produções em três dimensões.
Viagem ao Centro da Terra - O Filme, com atores reais e gravado em 3D, arrecadou mais de US$ 100 milhões em bilheteria (60% em exibições tridimensionais), e afastou as dúvidas sobre o sucesso deste formato, disponível atualmente em 1.300 salas dos Estados Unidos.
Em 2009, serão lançados 16 filmes em 3D, a maior parte deles desenhos animados, mas haverá produções com atores de carne e osso, como Avatar, protagonizada por Sigourney Weaver e dirigida por James Cameron.
A tendência indica um florescimento, nos próximos anos, desta tecnologia, graças a cineastas como Robert Zemeckis, Steven Spielberg, Steven Soderbergh ou Peter Jackson e anunciados projetos como o musical Cleópatra e o filme Alice no País das Maravilhas.
Apesar do rápido crescimento, os filmes em 3D ainda serão minoria em 2009, quando a produção de Hollywood deve cair devido à crise econômica.
A dificuldade para conseguir financiamento afetará principalmente os projetos independentes e de orçamento médio, o que já atingiu estúdios como o Lionsgate ou o The Weinstein Company, que anunciaram demissões.
Os investimentos continuarão chegando, mas serão destinados a superproduções com atores e diretores de renome.
Entre os títulos em cartaz em 2009, os destaques vão para Harry Potter e o Enigma do Príncipe, cuja estréia estava prevista para 2008, mas foi adiada, Transformers: A Vingança dos Derrotados, O Exterminador do Futuro: A Salvação, Jornada nas Estrelas ou X-Men Origins: Wolverine.
Outros longas-metragens esperados serão Watchmen, sobre um mundo em que os super-heróis foram proibidos de atuar, ou a nova produção de Quentin Tarantino Inglourious Basterds, protagonizada por Brad Pitt.
Na televisão, os estúdios darão continuidade às séries de sucesso e, em janeiro, começarão a ser exibidas nos EUA as novas temporadas de programas como Lost ou 24 Horas, e também serão recuperadas produções de grande êxito no passado, como já ocorreu este ano com Barrados no Baile ou A Super Máquina.
Já há projetos para o retorno da série V ou The Visitors, com novo elenco, e 2009 poderá ver o retorno dos vizinhos de Melrose Place, apesar de essa última ainda não ter sequer data definida.
A novelinha infanto-juvenil Hannah Montana e o desenho animado G.I. Joe seguirão os passos dados em 2008 por Sex and the City e Agente 86, e estrearão nas telonas. A série The A-Team fará o mesmo, conforme anunciou este ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário